Bloqueios/infiltrações

Home Bloqueios/infiltrações
Bloqueios/infiltrações

São procedimentos percutâneos, minimamente invasivos, realizados com anestesia local e sedação, normalmente sem necessidade de internação, que podem estar indicados em casos de pacientes com dores crônicas que não apresentaram melhora com o tratamento conservador (medicamentos, fisioterapia, etc). Os bloqueios/infiltrações são realizados no centro cirúrgicos, pois a introdução das agulhas até os alvos a serem “bloqueados” é guiada por um raio x contínuo (radioscopia), o que permite a confirmação de que a medicação está sendo injetada no local exato. 

– Bloqueios diagnósticos/testes: utilizados para confirmar se determinada estrutura é a causa da dor apresentada pelo paciente. Nestes casos são injetados anestésicos locais. Caso o paciente apresente melhora da dor após o bloqueio, considera-se este como positivo, confirmando que a estrutura “bloqueada” é a origem da dor.

– Bloqueios terapêuticos: utilizados para o tratamento temporário de dores crônicas. Além do anestésico local também é injetado corticosteróide (um tipo de anti-inflamatório), que promove alívio da dor por um tempo mais prolongado (este tempo varia de paciente para paciente) com ou sem corticosteróide.